Saiba o porquê da necessidade de internacionalizar

A internacionalização de empresas brasileiras traz muitos benefícios e está cada vez mais necessária para que haja o crescimento. Saiba mais lendo esse texto.

A internacionalização de empresas brasileiras é um processo que vem garantindo muitos benefícios, que vão desde um crescimento da marca internacionalizada, mudando o seu status de local para global; até o alcance dos mais diversos mercados consumidores, aumentando o número de clientes e vendas. São esses alguns dos motivos que estão fazendo muitas empresas nacionais a pensarem nesse conceito para o seu negócio.


Segundo um levantamento realizado pela Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), a internacionalização de empresas brasileiras cresceu em 60% nos últimos 20 anos, demonstrando, dessa forma, que o mercado brasileiro está entendendo cada vez mais a crescente necessidade de expandir os negócios internacionalmente. Mas, afinal, por quê?


Por que as empresas brasileiras estão pensando mais no assunto?

 

A possibilidade de vender em dobro ao angariar mais um mercado consumidor é um dos fatores mais levados em conta na hora da decisão de internacionalizar ou não a própria empresa. Segundo uma pesquisa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (APEX), realizada em 2017, a percepção desse fato se confirma, já que essa é uma razão citada por mais de 70% dos empreendedores quando se fala no assunto. Os outros dois principais motivos citados no estudo (que você pode acessar na íntegra clicando aqui) são: a procura pela diversificação de riscos, alegada por 65,3% das pessoas; e a busca por uma forma de proteção à volatilidade de um instável mercado brasileiro que, logo em seguida, aparece com 61,3% de citações por parte dos empreendedores entrevistados.


Por que a internacionalização se tornou uma necessidade? 

 

Com o aumento do número de empresas nacionais recorrendo à internacionalização, é natural que o empreendedor chegue a uma pergunta importante para o destino da continuidade do seu próprio negócio. Afinal, vale a pena mesmo busca a internacionalização? Ela é realmente tão necessária?

 

Atitudes como pensar nos benefícios que ela pode trazer, além de parar para pensar na volatilidade de um mercado brasileiro que demora tanto para inovar quanto para sair da crise, a conclusão é: sim, a internacionalização de empresas brasileiras virou uma grande necessidade. 

 

Em relação às razões de se buscar a internacionalização, os motivos podem variar bastante, já que, segundo especialistas, não é só o desanimador cenário econômico nacional que pode prejudicar a empresa quando o assunto é vendas e crescimento. A falta de know-how e um atraso quando o assunto é tecnologia e novas práticas produtivas também são motivos para buscar a internacionalização, que garante um maior contato de sua empresa com o que há de melhor no mercado da sua área.

 

Como fazer com que a internacionalização de minha empresa seja um case de sucesso?

 

O aumento do número de empresas brasileiras se internacionalizando por todo o mundo gera uma expectativa de mercado em relação ao desempenho destas, já que, cada vez mais, o empreendedorismo no Brasil vem se tornando uma realidade.

 

Com isso, a busca pelo acerto na internacionalização é ainda maior, afinal, todo empreendedor quer que sua empresa seja um case de sucesso, né? E para alcançar bons resultados, o primeiro passo é estar bem assessorado, com uma consultoria de confiança e que ajude o empreendedor a buscar os melhores contatos e encontrar as melhores soluções.

 

Com 20 anos de atuação no mercado e conectando países como Brasil, Itália, Angola e Portugal, a Carbone & Vicenzi tem uma equipe qualificada, formada por dois renomados advogados, Paolo Carbone e Fábio Vicenzi, e é uma ótima opção para ajudar o seu negócio a se desenvolver no âmbito internacional. Entre em contato com a C&V, descubra mais sobre os serviços oferecidos e seja um case de internacionalização de sucesso.

Notícias Relacionadas