Como superar os desafios do direito na internacionalização

Um dos principais desafios da internacionalização é o de compreender o sistema jurídico de outros países. Saiba como superar esse desafio!

Com o mundo cada vez mais globalizado e as distâncias menores devido à velocidade da comunicação e à tecnologia, a internacionalização para as empresas que se consolidam no mercado nacional tornou-se uma das melhores vantagens competitivas nos negócios.


Confira nesse texto 3 dos principais desafios que uma empresa encontra na área jurídica na hora de se internacionalizar.

 

Cumprimento da legislação para se estabelecer no país


Cada país tem uma legislação diferente para empresas estrangeiras, sempre exigindo uma grande variedade de documentos, e o cumprimento de leis e normas que podem ser um desafio para o empreendedor. Além disso, há a questão dos custos desse processo, que podem ser um desafio se mal calculador para quem busca expandir o próprio negócio.


Por isso é interessante estar sempre por dentro das normas de construção, por exemplo, pois elas podem ser decisivas na hora de fazer o processo de estabelecer uma filial no país estrangeiro. As normas para a compra de empresas também são um desafio que merece maior atenção, assim como o estabelecimento por meio da regulação e dos alvarás. Empecilhos nesta área podem custar caro para o sucesso do seu planejamento, portanto: cuidado.

 

Direito trabalhista


Assim como no estabelecimento de uma empresa em outro país, o direito trabalhista é outra área que requer muita atenção, uma vez que é decisivo justamente na hora de formar equipes e também é único em cada país, tendo particularidades que quem quer expandir os negócios deve entender e prestar muita atenção.
Falhas na área trabalhista em relação a direitos podem ter um alto custo, colocando em questão até mesmo o estabelecimento da sua empresa em outro país, já que pode ocasionar em multas e problemas graves na justiça.

 

Direito tributário

 

Os impostos também variam de um lugar para outro, podendo incluir ou não encargos sobre os trabalhadores, taxação sobre lucros e dividendos e muitas outras coisas. Entender as diferenças entre um sistema tributário e outro é essencial também na hora de tomar a decisão sobre qual país que sua empresa procurará por uma expansão.


Portanto, é necessário que também haja uma atenção especial na questão dos tributos, já que, assim como nas questões trabalhistas, muitas vezes por desconhecimento, a falta de know-how em tributos podem ser uma causa determinante para o fracasso de uma empresa no exterior.

 

Como superar esses desafios?

 

O principal passo na hora de superar esses desafios é, certamente, investir no conhecimento em relação à legislação estrangeira. Entretanto, é um desafio muito grande, e que necessita de uma assistência especializada para melhores resultados.


A Carbone & Vicenzi está há 20 anos no ramo e é idealizada por dois grandes advogados, que são especialistas no direito em diversos países. Além disso, oferece o serviço de consultoria jurídica, que pode ser o ideal para assessorar quem busca entender melhor o direito do país em que está buscando estabelecer uma filial de sua empresa. Entre em contato conosco e entenda mais sobre esses e outros processos.

Notícias Relacionadas