Como preparar sua empresa para a expansão internacional

A expansão de mercados é um desafio complexo, e pede por muita competência do empreendedor

Levar a sua empresa para um outro patamar, expandindo-a para o mercado internacional e apostando no comércio exterior como uma fonte lucrativa de negócios e reconhecimento da marca é uma das melhores maneiras de ser bem sucedido no mercado. Entretanto, a expansão de mercados é um desafio complexo, e pede por muita competência do empreendedor, que por sua vez deve ter cuidado e investir no conhecimento e apostar na capacitação, como já falamos em nosso texto sobre especialização no exterior.

 

E para ajudar você na caminhada do sucesso nos negócios internacionais, separamos algumas dicas necessárias para a sua tomada de decisões ter mais acertos e tornar sua eficiência no mercado maior.

 

Conheça o mercado que é seu alvo:  o mundo é um lugar cheio de oportunidades e, portanto, você deve ter em mente que cada lugar varia sua forma de realizar negociações, tem sua própria legislação e possui particularidades quanto à cultura e público-alvo, por exemplo. Estudar a fundo essas questões é fundamental, já que é o entendimento delas que fará com que você consiga arrumar a melhor maneira de negociar com os novos clientes e as novas parcerias, além de te possibilitar fazer uma melhor adaptação do produto para atingir mais público e conquistar mais lucros.

 

Entenda as nuances da internacionalização: engana-se profundamente quem pensa que internacionalização é algo simples e com apenas um modelo de realizar. Cada processo tem sua própria história e seus desafios específicos. Existem também várias formas de realizar a expansão internacional, e cada empresa deve escolher aquela melhor se adaptaria. Algumas obtém vantagem em processos de franchising, outras devem optar por NewCo, assim como existem empresas que se adaptam melhor ao Joint Venture.

 

Saiba da importância de internacionalizar na hora certa: o mercado internacional é um desafio completamente novo e diferente, e estar preparado para enfrenta-lo será decisivo para o sucesso ou não de sua empresa. Por isso evite tomar a decisão antes da hora, e procure antes construir uma marca local, que dê maiores bases para que sua empresa alcance o status de global. Além disso, há a questão de estar preparado economicamente, já que, tanto abrir uma filial, quanto uma nova empresa ou início de uma parceria, são processos que exigem dinheiro para investimento, portanto, esteja preparado.

 

Tenha uma consultoria ao seu lado: por mais que você estude, faça a sua análise do mercado e conheça bem o ramo dos seus negócios, a internacionalização ainda será um desafio imenso para ser encarado apenas por você e sua empresa. Ter a ajuda de uma consultoria especializada que te ajude no mapeamento de oportunidades, dê uma assistência jurídica especializada e possa participar ativamente dos processos burocráticos por meio de backoffice é fundamental.

 

E nesse caso, nada melhor do que contar com a Carbone & Vicenzi, que com 20 anos de experiência no mercado internacional e a expertise de profissionais altamente competentes no que diz a respeito de internacionalização, torna-se a opção ideal para iniciar a busca pelo sucesso internacional de sua marca. E você pode contar com essa ajuda especializada para o seu negócio a partir de agora!

 

Busque o sucesso da sua marca, entre em contato conosoco.

 

Notícias Relacionadas