3 sucessos internacionais para se inspirar

Buscar a internacionalização requer cuidados com os desafios, e nada melhor que conhecer cases de sucesso para tomar a decisão. Leia!

Crescer no mercado é um grande desafio para empresas, e o ideal é que o crescimento do empreendimento não tenha um fim, já que é importante e fundamental que o empreendedor sempre tenha novos objetivos para continuar crescendo com a própria empresa e obtenha diferentes sucessos.
Uma das fases mais importantes do crescimento de uma empresa é a internacionalização, que ocorre depois que o negócio atinge um sucesso notável no ramo de mercado nacional, decidindo dar um próximo passo, rumo à expansão de mercados, conquista de novos clientes e contratos com parceiros diferentes.
Entretanto a internacionalização é um processo cheio de desafios e que pode trazer complicações para quem não está preparado. Por isso, contar com uma consultoria especializada no assunto e ter em mão bom exemplo de internacionalização pode ser muito proveitoso para o empreendedor na hora de decidir ou não expandir o próprio negócio.
Pensando nisso, nós separamos 3 exemplos de sucesso no ramo de internacionalização de empresas brasileiras, para que você possa ao mesmo tempo aprender um pouco mais e inspirar-se para tomar a decisão.

Alpargatas

Com mais de um século de história, a empresa ao longo do tempo tornou-se uma gigante no ramo de calçados globalmente. Entre as empresas que fazem parte do seu grupo estão marcas conhecidas ao redor do mundo como a Havaianas e a Mizuno, por exemplo. Instalada em 6 países por meio de produção e representação e com vendas de produto realizadas mundo afora, a Alpargatas já deixou de ser uma marca nacional para ser marca global. Com toda certeza um grande case de sucesso quando o assunto é internacionalização de empresas brasileiras.

Votorantim

Outra empresa com uma história mais que centenária que faz sucesso no ramo internacional é a Votorantim, que é um aglomerado empresarial com diversos segmentos fundado em 1918. O grupo de empresas brasileiras atua em ramos variados, passando do setor financeiro (Banco Votorantim), de construção civil, onde talvez seja a mais conhecida empresa do país (Votorantim Cimentos) e no mercado siderúrgico (Votorantim Siderurgia). As empresas Votorantim estão presentes em mais de 20 países e chegam a empregar quase 50 mil pessoas ao redor do mundo.

Tigre

Fundada no ano de 1941, a Tigre é uma empresa nacional que atua no ramo de soluções em PVC, oferecendo uma ampla gama de produtos. Nos dias de hoje, a Tigre marca presença em quase 30 países, atingindo um grande sucesso internacional. A operação da empresa começou em 1971 no Paraguai e hoje chega a atingir o patamar de 20ª empresa brasileira mais internacionalizada, contando com mais de 10 fábricas que operam fora do mercado nacional e geram muitos empregos.
Com um bom planejamento e ajuda de uma consultoria, sua empresa pode deixar de ser uma marca nacional, alcançar o status de marca global, ampliar o alcance de mercado consumidor e chegar ao sucesso desejado. Para isso, basta entender como funciona a internacionalização e os cuidados que devem ser tomados. 
Quem busca empreender e deseja expandir seus negócios pode conferir mais notícias e dicas da área em nosso blog ou entrar em contato conosco e tirar todas as suas dúvidas!

Notícias Relacionadas